A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) divulgou, nesta quarta-feira (25) a estimativa de que a arrecadação do setor será 11% maior em 2024.
A marca foi um ponto percentual acima da revisão das projeções apresentadas na Conjuntura nº 105, divulgada pela entidade em junho deste ano, mas 0,7 ponto percentual abaixo da previsão divulgada em dezembro de 2023.
Segundo a CNseg, os segmentos dos seguros de Danos e Responsabilidades têm tido redução trimestral das projeções, devido aos impactos causados pelos seguros de automóveis e rural.
Ao comparar com a projeção divulgada em junho deste ano, a CNseg estimou a queda de 6,9 p.p. do Seguro Rural, saindo de 7,9% para 1,0%.
O motivo para principal para a redução na estimativa do produto para este ano seria a distribuição da subvenção, desembolsada pelo Governo Federal via Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), que está abaixo do estipulado como essencial pelo mercado.
Além disso, as queimadas que atingiram inúmeras pastagens e lavouras no Brasil e os eventos climáticos extremos contribuíram para elevar o custo de produção, colocando a agricultura, segundo o presidente da entidade, Dyogo Oliveira, em um período de adversidades.
“O clima seco combinado às altas temperaturas e aos fortes ventos propiciam a ocorrência de queimadas. O fogo, além de prejudicar as plantações, impacta na fertilidade do solo, que acaba necessitando tratamento especial, acarretando, assim, no aumento dos custos de produção. O valor da subvenção em 2024 continua aquém do que é demandado pelos produtores”, explica Oliveira.
Fonte: CNseg
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587