Dentre todos os temas discutidos essa semana no Rio+Agro, um dos focos principais tem sido a segurança alimentar qual é o papel do Brasil na segurança alimentar mundial.
Um dos protagonistas dessa discussão foi o professor emérito da FGV e ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues.
Questionado sobre qual é o cenário atual da produção brasileira na segurança alimentar Mundial, Rodrigues respondeu:
“Em primeiro lugar eu estou insistindo muito com o tema de que o mundo vive hoje assombrado por quatro modernos cavaleiros do apocalipse: a segurança alimentar, segurança energética, mudanças climáticas e desigualdade social. Para esse conjunto é o agro que tem de dar a resposta, essencialmente para o teu tema, a segurança alimentar. A segurança alimentar, hoje todo mundo fala, mas o importante é o conceito. Segurança alimentar é a única condição de se ter estabilidade social e política no país. Pois com fome, é um país em guerra, é um país que não tem democracia. Então, segurança alimentar é essencial para paz. Nesse sentido, o agro vai resolver esse problema todo. Qual agro? O Agro Tropical.
E quem tem que liderar isso é o Brasil. Porque primeiro que o Brasil desenvolveu um agro tropical sustentável que é exemplar e os números falam isso a exaustão, segundo lugar porque tem também uma matriz energética renovável quase 50% da nossa matriz é renovável, terceiro lugar porque tem um produtor rural empreendedorista.”
Sustentabilidade
Questionado sobre a fala de alguns especialistas sobre sustentabilidade, de que o termo está desgastado e que algo sobre discurso e não de prática, o professor discordou.
Para ele, a sustentabilidade, hoje, é uma condição para o produtor rural competir, que o mundo exige essa postura e afirma que o produtor brasileiro já está convencido disso.
“Ele sabe que se ele não preservar o solo dele, ele perde o patrimônio dele, perde a terra dele. Então, ninguém protege mais o patrimônio que o rural até. Então questões como conservação do solo, uso adequada insumos modernos, a questão muito séria da cadeia de produção, temas que a sustentabilidade exige estão, claramente, no dia a dia todo produtor rural brasileiro”, concluiu Rodrigues.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587