Foi realizada na última quarta-feira (24/7) a 1ª Reunião Ordinária do Grupo de Trabalho para a revisão da gestão pesqueira da corvina (Micropogonias furnieri). O encontro virtual contou com a participação do governo, do setor pesqueiro e de pesquisadores para debater as pescarias demersais das regiões Sudeste e Sul, com ênfase na corvina.
Na reunião, foram apresentadas a proposta de plano de gestão, a legislação vigente e a matriz de permissionamento de embarcações de pesca. Foram discutidas, também, estratégias de compilação de dados sobre a corvina, bem como apresentados dados da avaliação do estoque e o status de ameaça de extinção dessa espécie – além das possíveis ações a serem adotadas após sua inclusão na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção.
A saber: Grupo de Trabalho com a finalidade de subsidiar a revisão das medidas de gestão das pescarias demersais das regiões Sudeste e Sul, com ênfase na corvina (Micropogonias furnieri), no âmbito do Comitê Permanente de Gestão da Pesca e do Uso Sustentável dos Recursos Pesqueiros Demersais das Regiões Sudeste e Sul, foi estabelecido pela Portaria MPA nº 291/2024. As suas competências incluem avaliar as medidas de ordenamento; o registro e monitoramento existentes para a pesca demersal; avaliar e propor medidas de ordenamento considerando o estado do estoque das principais espécies desembarcadas; elaborar proposta de plano de gestão das pescarias; recomendar a revisão ou elaboração de novos atos normativos visando o desenvolvimento sustentável da atividade; e elaborar relatório das atividades para apreciação.
Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587