O consumo anual de vinhos, inclusive nacionais, tem aumentado no país e os produtores estão de olho nesse mercado. Os chamados vinhos de inverno, por exemplo, têm quase 1,2 milhão pés de uva plantados, o que resulta numa produção anual de quase 1 milhão de garrafas e a expectativa é triplicar esse número pelos próximos anos.
O consumo médio per capita de vinho no Brasil saiu de 1,8 litro em 2019 para 2,7 litros em 2022, tal o consumo e novas tecnologias tem estimulado empreendedores a investirem na produção de uvas viníferas em lugares antes improváveis, como no Distrito Federal.
Hoje, Brasília é um dos grandes polos de produção de vinhos de qualidade, as coisas estão chegando com muita força, com muito trabalho e com muito desenvolvimento. Então eu posso dizer que não apenas a região sudeste, mas a centro-oeste, algumas até do Nordeste, hoje, nós temos um desse grande qualidade no sul da Bahia. Então é isso, o Brasil hoje cada vez mais se tornando um grande produtor de vinhos de qualidade.
O Brasil, hoje, é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul, produzindo cerca de 700 milhões de quilos de uva todos os anos e uma área aproximada de 78 mil hectares.
Um exemplo desse aumento é a vinícola localizada do produtor Ronaldo Triacca, localizada no Paranoá, no entorno de Brasília, que começou os trabalhos em 2018, com apenas um hectare plantado e hoje com seis já pensa em ampliar essa área de cultivo.
“Esse ano a gente deve implantar mais três hectares, então gradativamente a gente está aumentando o plantio, a produção e a área de vinhedos porque eu acredito muito no potencial da produção de vinhos em Brasília. E não sou só eu, né? Tem vários produtores aqui que estão ampliando seus dinheiros ou estão implantando novos vinhedos”, disse Triacca.
Ronaldo afirma que o brasileiro vem conhecendo melhor o vinho e dando valor na bebida nacional, que no quesito qualidade nada fica devendo ao produto importado.
“Houve também um acréscimo significativo é na consumação do vinho nacional, uma apreciação maior e uma valorização maior pelo brasileiro, pro nosso vinho, né?”, conclui o produtor.
O Brasil é hoje o único país a contar com três tipos de viticultura: a tradicional, de inverno e tropical e, para manter esse aumento, vinhos do Rio Grande do Sul, maior produtor brasileiro, já recebem um selo do Instituto de Desenvolvimento da Uva do Vinho e do Suco de Uva do Estado a fim de apoiar os produtores da região em decorrência do impacto causado pelas enchentes.
Fique por dentro das principais notícias do Agro no Brasil e no mundo!
Siga o Agromais nas redes sociais: Twitter | Facebook | Instagram | YouTube.
Tem uma sugestão de pauta? Nos envie pelo e-mail: agromaisproducao@gmail.com.
Acompanhe nossa programação 24 horas na TV — Claro: Canal 189 e 689 | Sky: Canal 569 | VIVO: 587